FAQ


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Essa oficina irá ensinar técnicas de marcenaria, marchetaria e ou restauro de móveis?
Em nenhum momento iremos mencionar que o foco central dessa oficina seja de restauro, marcenaria ou marchetaria. Iremos sim de algum modo dar algumas dicas e técnicas de preparação das peças em termos reforma e ou adequações das mesmas. Lógico que algum princípio técnico sempre será abordado no decorrer.

Os alunos participantes poderão criar objetos funcionais ou de decoração?
Sim, esse é o foco central, adequar alguma peça ou objeto que até o momento é considerado “lixo” e transformar em outro objeto que tenha função e ou simplesmente decoração. O mais importante é o pensar em relação dos objetos descartados e transformar mantendo uma coerência final.

Essa oficina tem algum outro intuito além do entretenimento e conhecimento técnico dos usos dos materiais empregados?
Sim. Além do conhecimento e do desenvolvimento das técnicas empregadas na “construção” dos objetos reaproveitados, outro foco principal e conscientizar os participantes e os multiplicadores da comunidade que é possível gerar alguma renda com a venda e ou comercialização dos trabalhos executados. O despertar da organização e da possível captação e geração de renda com o trabalho manual se faz necessário seja lá qual for o grupo e ou intuito das ações oferecidas. Orientar os participantes em procurar órgãos que possam oferecer maior suporte burocrático dentro da legislação (Sebrae, ONGs, ACISC, Cooperativas de reciclagem e demais).

O trabalho produzido será do aluno no final do cronograma proposto?
Sim, o trabalho confeccionado ou modificado pelo aluno será dele no final de nosso cronograma. Mas vale ressaltar que a importância maior também dessa oficina é proporcionar aos alunos envolvidos a interação de ideias e a realização das mesmas em parceria e ou grupos pequenos. Defender o coletivo para conhecer o processo e as soluções de cada pessoa para um único tema ou ideia que pretende “tirar do papel”.

Qual outro ganho, além de praticar habilidade manual nessa oficina?
Não somente desenvolver o trabalho manual (função rara nos dias de hoje), é ter contato e conhecer algumas outras técnicas corretas como: lixar, preparação correta de superfícies para receber pinturas  (metal, madeira, plástico etc.), furação, cortes, aplicação de verniz, uso de solventes e principalmente conhecer ferramentas elétricas e tradicionais. Tudo isso de algum modo oferece maiores possiblidades até mesmo para pequenos reparos e até mesmo conhecimentos para se criar alguma solução na manutenção de sua residência e ou prestação de pequenos serviços e reparos utilizando s técnicas aplicadas na oficina.

O interessado poderá se inscrever até em qual momento da oficina?
O ideal é fazer a inscrição até o prazo estipulado pelo órgão proponente, mas depois da segunda aula ficará difícil receber novos alunos.

De onde virá à matéria prima que utilizaremos para a confecção e adequação das peças?
O ideal é que todos os envolvidos na oficina (coordenador e alunos) saíremos a procura das peças em caçambas espalhadas no distrito/bairro, espalhadas nas ruas, ECO Ponto, terrenos baldios e até mesmo nos quintais dos alunos. Um multirão em prol da limpeza e da conservação dos espaços mencionados.

As ferramentas e demais materiais utilizados nesse projeto é por conta de quem? (ver mais detalhes em lista de materiais)
Algumas ferramentas e os materiais serão por conta do próprio projeto, sempre respeitando o valor destinado ao mesmo. Mas importante que os alunos de algum modo tragam ferramentas que tiverem de fácil acesso em casa. Os coordenadores emprestarão alguns materiais no período da oficina como: furadeira, serra tico-tico, lixadeira etc. Importe que nesse espaço que será desenvolvida o projeto tenha “segurança”, pois as ferramentas ficarão guardadas no decorrer do período da mesma e ou transportadas de volta pelos coordenadores.

Como deve ser o espaço físico da “oficina”?
Ideal que tenha mesas e cadeiras, lousa energia elétrica (127 e 220), tanque para limpeza dos materiais, mangueira de água, lugar que bata luz do sol, aceso a internet, computador e segurança para deixar as ferramentas no espaço no tempo da realização do projeto.

Qual o perfil do público interessado?
O perfil que consideramos ideal para desenvolver essa oficina conosco são:
- Arte-educadores
- Professores
-Trabalhadores que exercem habilidades manuais
- Artesões
- Aposentados
- Artistas (diversos segmentos)
- Jovens acima de 16 anos
- Executivos
- Arquitetos
- Decoradores
- Demais interessados sobre o assunto

Quais os números de alunos inscritos e quantas vezes por semana?
No mínimo 5 alunos e no máximo 10 (por turma). Podendo ser de 1 ou 2 encontros semanais com duração de duas horas.

Como o projeto será divulgado em seu decorrer?
Estaremos divulgando o projeto e o seu andamento nesse "BLOG", no site do Estúdio Iéio e demais redes sociais do mesmo. A empresa contratante poderá também divulgar, respeitando o padrão estabelecido pelos coordenadores (release esse que o Estúdio Iéio fornecerá para a empresa contratante).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

NOSSA OFICINA EM:

Contratante: Prefeitura Municipal de São Carlos / Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social
Local da oficina:
Centro Comunitário de Água Vermelha (distrito de São Carlos/SP)
Rua Bela Cintra, 5 - (16) 3378-3134
Período: de agosto à dezembro de 2016

Contratante: Prefeitura Municipal de São Carlos / Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social
Local da oficina:
CRAS de Santa Eudóxia (distrito de São Carlos/SP)
Rua Cristóvão Martinelli, 150 - (16) 3379-1441
Período: de agosto à dezembro de 2016

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário